segunda-feira, 7 de janeiro de 2013
Trabalho
A arte de empreender: reinventando o trabalho
em Empreendedorismo por Victor Requião em 09 de jan de 2012 às 15:52 | 8 comentários
Eu converso com diversas pessoas durante a semana, umas com mais frequência e outras de forma esporádica, mas há algo que percebo em comum nestes encontros. Noto aflorando nelas uma grande vontade de empreender algo inteiramente novo em suas vidas, sair da lentidão que as impede de criar uma obra relevante para elas e as outras pessoas...
Eu converso com diversas pessoas durante a semana, umas com mais frequência e outras de forma esporádica, mas há algo que percebo em comum nestes encontros. Noto aflorando nelas uma grande vontade de empreender algo inteiramente novo em suas vidas, sair da lentidão que as impede de criar uma obra relevante para elas e as outras pessoas. Ouço palavras que beiram ao inconformismo, outras que esperam pelo futuro, enquanto ainda outras me chegam aos ouvidos repletas de intenções de mudança. Mas logo essas palavras são levadas pelo vento, pois no decorrer dos encontros seguintes elas são ditas novamente e quem as diz não aparenta ter iniciado qualquer movimento para sair do lugar.
O que nos impulsiona a ir para frente não é o simples desejo de mudar, mas a visão real do que podemos atingir se dermos o primeiro passo. E não é preciso um grande passo para empreender em algo relevante, mas passos pequenos e consistentes que nos forcem a parar de usar tanto as palavras e nos impulsionem a agir. O primeiro deles e o mais importante é reinventar o que chamamos de “trabalho”. Quantos de nós não já ouvimos pessoas dizendo que se ganhassem na loteria parariam de trabalhar e iriam simplesmente curtir a vida? Estas pessoas encaram o trabalho como algo penoso que somente é suportado por força das circunstâncias, e que na primeira oportunidade não pensariam duas vezes em largar tudo para “curtir a vida”. Mas ai que está o grande atraso, são exatamente pensamentos como estes que os deixam cada vez mais presos onde estão – primeiro, por criarem apego a uma visão que é totalmente irreal ao acreditarem que “curtir a vida” implica em desprezar o trabalho e somente ter dinheiro; segundo, por encararem o trabalho como algo que os impede de ser quem realmente são e lhes rouba o tempo que poderiam estar se divertindo.
O conceito “trabalho” precisa ser reinventado, o grande mal que as pessoas hoje em dia causam a si próprias é trabalharem em algo que não vêem significado. Assim, criam um ciclo vicioso alugando a sua energia por um contracheque que lhes dará vago momento de prazer no final do mês, já nos outros dias, ah, quanto a estes preferem ficar dormentes. Por isto acredito que o empreendedorismo é uma Arte capaz de mudar este paradigma mais antigo que os avós dos nossos avós. Desafiando todas as definições que estão em moda, acredito que empreender é transformar o ambiente ao nosso redor e através da nossa vontade fazê-lo girar em torno daquilo que realmente acreditamos. Seguir um caminho que gere renda trabalhando com o quê realmente você “curta fazer” hoje, amanhã, daqui a sete anos, enfim. Porém, para isso não é preciso pedir demissão do emprego atual e sair fazendo o que gosta somente por impulso, pelo contrário. Dentro da sua própria empresa há diversas oportunidades para empreender o novo e fomentar a inovação, isto vai depender unicamente do seu desprendimento em sair da zona de conforto e se lançar naqueles famosos desafios que até então você pensa sozinho: “é muito interessante, mas eu não ganho para isso”.
Outra ponto que precisa ser reinventado é o que trabalhar gostando do que se faz não significa trabalhar menos, coisas completamente distintas que muitas pessoas se enganam. É a beleza do equilíbrio entre o esforço e o prazer que nos une a um propósito. E independente da carga do trabalho ele fluirá com a satisfação de estarmos ligados à uma obra maior que nós mesmos – onde somos partes indissociáveis, ao invés de meros executores de atividades do dia-a-dia quais não vemos significado. Além disso, a nossa ação quando sintonizada a uma causa maior cria um efeito de alta relevância para as pessoas e o mercado. Pois agrega real valor ao que entregamos e cria um diferencial que é impossível de ser copiado, por representar a nossa marca pessoal e estilo que são únicos no mundo. Se uma pintura sempre contém traços que identificam quem a pintou, por que no mundo dos negócios seria diferente?
Empreender com Arte é usar suas próprias cartas, escolhendo as melhores que temos para compartilhar com o mundo e gerar riqueza. Não a riqueza que lhe fará satisfeito de si mesmo por poder comprar o que quiser, mas a riqueza de ter feito as palavras de Confúcio deixarem de ser meras palavras e impulsionarem a ação que leva a lugares mais altos:
"Escolha um trabalho que você ame e não terá que trabalhar um único dia em sua vida."
victorrequiao
Artigo da autoria de Victor Requião.
Victor Requião é escritor do blog victorrequiao.com, é empreendedor, poeta e seu esporte preferido é subir montanhas....
Saiba como fazer parte da obvious.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário