sábado, 15 de junho de 2013

Torturas

Leitora do QTMD? conta que, em Santos, navio serviu de centro de tortura durante o ano de 64

O QTMD? reproduz mensagem recebida por e-mail:

    livro Raul Soares“Ana Helena, parabéns pelo seu site.
    Os sindicalistas de Santos, que foram presos no dia 1º de abril de 1964, e seus familiares já sabiam que a ditadura e as torturas começaram desde aquela época.
    Além de ficarem presos no Dops, passaram meses no navio Raul Soares, que serviu de presídio político no Porto de Santos (de abril a novembro de 1964).
    A história é longa e os personagens são tantos que não se tem conta. Meu pai foi um deles. Eu estive no navio com 6 anos de idade, junto com minha mãe e minhas irmãs (uma de 8 anos e outra recém-nascida), para visitar meu pai.
    Depois de solto, ele perdeu o emprego, foi vigiado por anos (por isso não conseguia emprego), processado e julgado pela Justiça Militar, após decretação do AI-2.
    Quem disse que só o AI-5 causou danos? Talvez a imprensa, porque só então sentiu o que de fato ocorria no País. Antes, com exceção da Última Hora, apoiou o golpe.
    Há anos bato nessa mesma tecla. Dizer que a tortura só começou em 1968 é como ignorar tudo o que milhares viveram a partir de 1964.
    Já escrevi o livro “Raul Soares, Um Navio Tatuado em Nós”.
    Há também o livro “Navio Presídio – A outra face da revolução”, de Nelson Gatto.
    Escrevi inúmeras reportagens e dei palestras. Dei depoimento para a Comissão Nacional da Verdade e a Comissão Municipal da Verdade.
    Veja este link: http://lidiamariademelo.blogspot.com.br/2013/05/comissao-da-verdade-inclui-raul-soares.html.
    A História precisa ser resgatada.
    Abraço.”
    Lídia Maria de Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário