segunda-feira, 8 de abril de 2013

Violência

Por que razão os filmes violentos atraem o público
Estudo mostra que espectadores confrontam
a violência do ecrã com aspectos da vida real
2013-03-28
Estudo analisa por que razão filmes violentos atraem o público. Imagem do filme
Estudo analisa por que razão filmes violentos atraem o público. Imagem do filme "Kill Bill - Volume 1", de Quentin Tarantino

Investigadores das universidades de Augsburg (Alemanha) e de Wisconsin-Madison (Estados Unidos da América) levaram a cabo um estudo para perceber por que motivo os filmes violentos atraem muito público. Concluíram que as pessoas são mais propensas a gostarem deste tipo de conteúdo audiovisual se sentirem que existe nele sentido no confronto com aspectos violentos da vida real.

Anne Bartsch e Louise Mares vão apresentar os resultados na 63ª Conferência Anual da Associação Internacional de Comunicação, que decorrerá entre 17 e 21 de Junho, em Londres. O estudo analisa se as motivações contemplativas e de “procura da verdade” através da exposição a retratos violentos são mais do que simples “prazeres intelectuais”.

O estudo foi realizado com 482 participantes (alemães e norte-americanos), com idades compreendidas entre os 18 e ou 82 anos. Os voluntários viram excertos de filmes com vários graus de violência e diferentes tipos de conteúdo, avaliando a possibilidade de quererem ver o filme na íntegra. Tinham também de indicar a sua percepção acerca do filme (a nível de conteúdo, violência, provocação ou suspense).

As conclusões sugerem que o hedonismo é apenas um dos motivos que leva as pessoas a exporem-se voluntariamente a cenas de sangue e agressividade. Alguns tipos de violência parecem atrair as pessoas porque “satisfazem certas motivações de busca da verdade, oferecendo percepções significativas sobre determinados aspectos da condição humana”.

“Talvez as representações da violência que são vistas como significativas, comoventes e desafiantes possam promover a empatia com as vítimas, a admiração por actos de coragem e pela beleza moral face à violência, ou a auto-reflexão sobre os nossos próprios impulsos agressivos”, considera Bartsch, acrescentando que “examinar a prevalência destas respostas pró-sociais e as condições em que ocorrem abre novos caminhos teóricos intrigantes e socialmente valiosos para estudos futuros”.

Estudo: «The Role of Perceived Meaningfulness in Audience Attraction to Violent Media Content: Experimental Results From Germany and the US»
(Ciencia hoje)

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