segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Pensamentando

À boleia da ideia
Em lugares escondidos encontram-se ideias imprevistas
Mas está tudo louco?
por Sofia Pires Lopes

A Síndrome de Paris afecta maioritariamente japoneses, o Batman sofre de, pelo menos, cinco doenças mentais e há uma mão-cheia de problemas psiquiátricos que foram inspirados em personagens da Disney. Reunimos algumas doenças psiquiátricas (e algumas que não são ainda reconhecidas como tal) que deve conhecer.



Síndrome de Paris

Em Paris, os japoneses sofrem mais do que quaisquer outros turistas. O choque de constatar que os franceses não são tão educados quanto se julgava ou que a cidade imaginada não corresponde à realidade faz com que cerca de 100 visitantes sejam expatriados por ano. Dessa centena, cerca de 25 têm mesmo de ser hospitalizados, tal é o embate. As mulheres são quem mais se desilude com a Cidade Luz.


Melancolia de Ozymandias

Com inspiração no poema de Percy Bysshe Shelley (1792-1822) com o mesmo nome, este tipo de melancolia instala-se sempre que nos damos conta de que o tempo passa por todas as coisas e que o que é grandioso e magestoso hoje há-de um dia deixar de o ser. O poema foi inspirado pelo que resta de uma estátua do faraó egípcio Ramsés II.

No texto original lê-se:

I met a traveller from an antique land
Who said:—Two vast and trunkless legs of stone
Stand in the desert. Near them on the sand,
Half sunk, a shatter'd visage lies, whose frown
And wrinkled lip and sneer of cold command
Tell that its sculptor well those passions read
Which yet survive, stamp'd on these lifeless things,
The hand that mock'd them and the heart that fed.
And on the pedestal these words appear:
"My name is Ozymandias, king of kings:
Look on my works, ye mighty, and despair!"
Nothing beside remains: round the decay
Of that colossal wreck, boundless and bare,
The lone and level sands stretch far away.


Síndrome de Capgras

Alguma vez olhou para um familiar e pediu para que trouxessem o “verdadeiro” de volta? Se realmente acredita que o seu familiar, amigo ou namorada foram trocados por alguém com um aspecto físico muito semelhante, lamentamos: sofre deste Sídrome de Capgras. É um problema psíquico bastante raro, mas mais comum entre quem sofre de esquizofrenia.


Síndrome de Dorian Gray

Eis um problema (o primeiro desta lista) que pede emprestado um nome da ficção para explicitar de forma simples uma síndrome. Oscar Wilde descreve-o da melhor forma possível em O Retrato de Dorian Gray: o jovem Dorian é narcisista e perfeccionista, incapaz de aceitar que o tempo passa por si e o modifica. As pessoas que sofrem deste distúrbio são muitas vezes viciadas em cirurgias plásticas para que a ilusão da eterna joventude não seja quebrada. Neste momento, esta síndrome não é reconhecida como doença mental pela Organização Mundial de Saúde.



Síndrome de Alice no País das Maravilhas

Começou por chamar-se Síndrome de Todd, mas, a pedido do próprio psiquiatra inglês John Todd, foi renomeada Síndrome de Alice no País das Maravilhas. Quem tem este distúrbio sofre de alucinações e vê o mundo distorcido, sejam objectos do dia-a-dia que parecem muito grandes ou pequenos, mas também o próprio corpo parece mudar de tamanho e até de forma. Tal como a personagem de Lewis Carrol, também o tempo parece passar anormalmente devagar. A síndrome está muitas vezes ligada a tumores cerebrais, enxaquecas ou à utilização de drogas alucinogéneas, como o LSD.


Peter Pan, Cinderela e Rapunzel

Apostamos que vai reconher algumas pessoas nesta Síndrome de Peter Pan: está a ver aquela pessoa que não quer crescer, que não aceita responsabilidades, que é emocionalmente imatura, que foge das “coisas de adulto” como quem foge de um urso enfurecido? Nem mais. Por outro lado, é também possível que conheça alguém com a síndrome de Wendy, que trata o parceiro ou até amigos de forma maternal, como se fosse mãe de todos.

A Cinderela ganhou também um complexo só seu! As Cinderelas da vida real dependem totalmente dos homens e esperam toda a vida pelo verdadeiro Príncipe Encantado. Dizem os peritos que por trás deste distúrbio reside o medo camuflado de a mulher se sentir independente.




De todos os distúrbios originados em personagens da Disney, a Síndrome de Rapunzel é, sem dúvida, a mais peculiar. Se bem se lembra, na história original a pequena princesa tinha um longo cabelo. Ora, quem sofre deste problema tem também um gosto especial por cabelos, arrancando e comendo os próprios pêlos de seguida. Também chamado de tricofagia, pode tornar-se num problema grave já que o organismo humano não está preparado para digerir cabelo, criando-se bolas no estômago ou intestino delgado que poderão ter de ser removidas cirurgicamente, antes que perfurem orgãos internos.


E o que tem o Batman?

Ora conte comigo: dupla personalidade, stress pós-traumático, transtorno obcessivo-compulsivo, depressão, transtorno de tristeza prolongado e uma forte coulrofobia (ou medo de palhaços). Afinal, personagens fictícias ou reais, todos temos as nossas loucuras...



sofialopes
Artigo da autoria de Sofia Pires Lopes.
Se tivesse um cêntimo por cada ideia, como levaria todas as moedas para o banco? Com sorte, algumas serão boas e é a essas que peço boleia.
Saiba como fazer parte da obvious.

Nenhum comentário:

Postar um comentário