sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Clarice

Revelado manuscrito inédito de Clarice Lispector
5/1/2012 20:38, Por Redação, com Vermelho.org - de São Paulo

4

Clarisse Lispector
A página manuscrita aqui reproduzida contém uma frase belíssima que não chegou à versão publicada de A Hora da Estrela e que menciona Macabéa, talvez uma de suas personagens mais famosas. São apenas três frases: “Macabéa não sabia como se defender da vida numa grande cidade. Ela que tinha um sonho impossível: o de um dia possuir uma árvore. Que árvore, que nada: não havia nem grama sob os seus pés”.
No final de sua vida Clarice andava anotando coisas em pedacinhos de papel, cheques, guardanapos e até mesmo maços de cigarros. Uma de suas secretárias vivia guardando os pedaços no envelope, e nesta página manuscrita aparece uma menção em outra letra para identificar o fragmento – provavelmente na caligrafia de sua enfermeira/assistente Siléa Marchi: “(Macabéa quando vem para o Rio)”. Clarice sofrera muito com as sequelas do incêndio que quase lhe custara a mão com que escrevia. Nos últimos anos estava bastante fraca, e o ferimento na mão também explica a letra pouco legível.
Sua editora principal era sua grande amiga Olga Borelli, que ajudou Clarice a organizar suas últimas grandes obras-primas como “Água Viva”, “A Hora da Estrela”, assim como o póstumo “Sopro de Vida”. A recente biografia de Clarice por Benjamin Moser cita Olga Borelli comentando o método editorial da grande escritora:
“Respirar junto, é respirar junto … Porque existe uma lógica na vida, nos acontecimentos, como existe num livro. Eles se sucedem, é tão fatal que seja assim. Porque se eu pegasse um fragmento e quisesse colocar mais adiante, eu não encontraria onde colocar. É como um quebra-cabeça. Eu pegava os fragmentos todos e ia juntando, guardava tudo num envelope. Era um pedaço de cheque, era um papel, um guardanapo […] Eu tenho algumas coisas em casa ainda, dela, e até com cheiro de batom dela. Ela limpava o lábio e depois punha na bolsa […] de repente, ela escrevia uma anotação. Depois de coletar todos estes fragmentos, comecei a perceber, comecei a numerar. Então, não é difícil estruturar Clarice, ou é infinitamente difícil, a não ser que você comungue com ela e já tenha o hábito da leitura.”
Esse manuscrito inédito de grande interesse para a obra de Clarice me foi comunicado por seu atual detentor.


Parceiro CdB
Passagens aéreas com até 90% de desconto
Mais baratas do Brasil






As mais acessadas do CdB
• Hotel de Londres acusa Lady Gaga de realizar ritual satânico
• MEC propõe reformulação no Enem
• Promotoria quer pena de morte para ex-presidente egípcio Mubarak
• Lista de torturadores durante a ditadura militar está disponível ...
• Bezerra diz que está à disposição do Congresso afim de esclarecer...
• Nem chuva forte tira a vontade de treinar do Fla
• PM's infiltrados usam caneta especial para marcar líderes estudan...
• IPVA 2012 cai, em média, 5,46% em MG. Taxa de licenciamento sobe ...
• Revelado manuscrito inédito de Clarice Lispector
• Ronaldo Fenômeno contrai dengue nos primeiros dias de 2012

Tags: clarisse, clarisse lispector, cultura, livro
Compartilhe esta matéria:

4

Os comentários às matérias e artigos aqui publicados não são de responsabilidade do Correio do Brasil nem refletem a opinião do jornal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário